segunda-feira, 18 de março de 2013

Watsu, terapia aquática que induz ao relaxamento e equilíbrio das energias



Estou me sentindo cansada e tensa com dores pelo corpo, Watsu em contato com a água e seus movimentos me traría o equilíbrio necessário?

Originária do zen shiatsu, a técnica é feita em uma piscina aquecida e alivia tensões, além de poder complementar tratamentos de saúde A palavra watsu resulta da combinação dos termos water (água, em inglês) e shiatsu (terapia oriental que busca o reequilíbrio físico e energético). Por aí dá para perceber que se trata de uma técnica que traz tranqüilidade a quem a pratica.

Percebe-se grandes benefícios quando a massagem era aplicada em água quente em vez de no solo ou na maca. A primeira boa sensação vem do contato com a água, sempre na casa dos 35oC. Nesta temperatura agradável, a circulação aumenta - diminuindo as dores -, os tecidos tornam-se mais flexíveis e ampliam- se os movimentos, já que as fibras musculares adquirem elasticidade. Assim, são alcançadas posturas que fora da piscina não seriam possíveis. "Na água, com a falta de gravidade, os músculos também relaxam profundamente. E, com toques leves, feitos somente por quem está aplicando, não sobra o menor sinal de tensão",. As pessoas se soltam tanto, que muitas acabam dormindo e despertam totalmente renovadas. 

O método, todavia, vai bem além do relaxamento. Segundo os especialistas, a água quente, por exemplo, remete à gestação, o que faz com que o indivíduo sinta-se de novo acolhido pela barriga da mãe. 

Todos estes benefícios, no entanto, não são sentidos em apenas uma única aula. Os terapeutas sugerem várias sessões para que se tire o máximo proveito da técnica aquática. As sessões duram uma hora, aproximadamente, podendo chegar até ao dobro do tempo. Durante todo o período não há qualquer comunicação verbal; o que impera é a linguagem corporal. 

O profissional realiza os movimentos com o paciente praticamente no colo, sendo que uma das mãos está sempre dando sustentação para a cabeça. É necessário existir confiança e entrega total entre os dois. Só assim é possível aproveitar integralmente o watsu. A respiração também merece atenção especial. Afinal, desde o início da sessão, o terapeuta deve acompanhar o ritmo do paciente, como se fossem uma só pessoa. É esta respiração, aliás, que irá determinar o fluxo dos movimentos. Com isso, a lista de benefícios cresce: o folego melhora, há o desbloqueio das articulações e a normalização da energia, geralmente obstruída pelas tensões do dia-a-dia. 

O atendimento de watsu requer piscina aquecida e coberta, uso de maios e não de biquinis com a duração de 1 hora

Massoterapeuta Roberto Aiabe
Home Care: (11) 98748-4336

Nenhum comentário:

Postar um comentário